Localização:
Jaguarão – RS
Contratante:
Prefeitura Municipal de Jaguarão – PAC Cidades Históricas
Área Construída:
1.424,96 m²
A construção do então denominado Teatro Politeama Esperança teve início em 1887. Inaugurado dez anos depois, passou a integrar a rota de companhias espanholas que excursionavam desde a Argentina e o Uruguai, oferecendo um repertório eclético de espetáculos, encenações teatrais, atividades circenses, remates de animais, festas e projeção de filmes.
Destaque de arquitetura eclética, o Teatro Esperança, com tombamento estadual, foi reconhecido em nível nacional através do tombamento do Conjunto Histórico e Paisagístico do Município de Jaguarão como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Na 1ª etapa de obra, foram realizados serviços de recuperação da cobertura, restauração da pintura mural do forro de estuque, estrutura e do assoalho das galerias, além da revisão do sistema de escoamento pluvial.
Na 2ª etapa, atualmente em execução, estão sendo realizadas intervenções para requalificação geral do palco, camarins, plateia, balcões, escadas e acesso, foyer e sanitários, instalação de sistemas de iluminação e sonorização, além do restauro dos elementos compositivos do interior e fachadas.