Localização:
Vianópolis – GO
Contratante:
IPHAN – GO
As ferrovias goianas começaram a expandir suas instalações no começo do século XX. Com o intuito de integrar os municípios goianos ao sudeste do país, a linha férrea tinha ambição de ligar a antiga capital do estado, Goiás-GO, ao Rio de Janeiro e, posteriormente, a Cuiabá-MT. A linha contou com dois pontos de partida: Patrocínio-MG e Araguari-MG. Os trilhos foram instalados até Anápolis e, logo após, uma linha acessória foi construída até a capital Goiânia-GO.
Servindo para o transporte de carga, mas, sobretudo, de passageiros, a linha férrea contou com diversas Estações Ferroviárias em suas paradas; construções memoráveis que integravam cidades com dificuldades de comunicação terrestre. Sendo assim, é parte importante da história goiana.
Com o passar dos anos e a desinstalação de parte das linhas férreas e das estações, muitas dessas construções foram abandonadas. Hoje, esforços têm sido feitos para o resgate destas memórias e valores culturais.
Fazem parte deste contexto a restauração das Estações Férreas das cidades de Silvânia, Vianópolis, Caraíba, Ponte Funda, Pires do Rio, Urutaí e Goiandira.
Antes do Restauro
Depois do Restauro